Agora advogados previdenciaristas terão maior comodidade. Isso porque a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) e o Instituto Nacional de Seguro Social no Acre (INSS/AC) lançaram nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, o Sistema Eletrônico INSS Digital.
Segundo o presidente da OAB/AC, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, o sistema é um grande avanço. “Dias produtivos virão. Agradeço ao INSS pela contribuição e colaboração em firmar parceria com nossa instituição”, disse.
O INSS Digital, sistema exclusivo da OAB/AC, otimizará o trabalho de advogados e também de servidores do INSS. A partir de agora, advogados previdenciaristas poderão fazer requerimento de benefícios, agendar perícias, consultar benefícios, indeferimentos e recursos, dentre outros serviços, diretamente do INSS Digital, sem necessitar ir até uma das agências do INSS. Mas vale ressaltar que apenas novos processos, iniciados digitalmente, poderão ser acompanhados via INSS Digital. O advogado também receberá no e-mail informado, no momento do cadastro, informações sobre o andamento de cada processo.
“Será possível cadastrar processos previdenciários de onde o advogado estiver. Como o sistema é exclusivo da OAB/AC, somente advogados inscritos na Seccional terão acesso ao INSS Digital.” Afirmou o vice-presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da OAB/AC, Claudemir da Silva.
Para o presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/AC, Wagner Alvares de Souza, o INSS Digital atenderá aos anseios de toda a classe. “Tenho certeza que será uma ferramenta que vai otimizar nosso trabalho. Futuramente organizaremos um minicurso, de acordo com a demanda, para treinar colegas que queiram aperfeiçoar o conhecimento em relação ao Sistema. A Comissão está à disposição para prestar assistência”, ressaltou.
O gerente executivo do INSS no Acre, Elias Martins Evangelista, agradeceu o convite da OAB/AC em realizar Acordo de Cooperação Técnica (ACT), que deu início ao INSS Digital, e ressaltou a importância do sistema eletrônico. “Para o INSS, o lançamento é um marco de melhoria no trabalho. É o resultado da busca em corrigir as falhas do INSS em relação ao atendimento, proporcionada pelo número reduzido de servidores. O Sistema vai contribuir com o trabalho dos advogados e também desafogará as demandas das agências do INSS. A OAB/AC é uma das entidades que mais demandam trabalho e com certeza o Sistema ajudará a agilizar as demandas e, claro, o atendimento ao cliente ficará ainda melhor”, frisou.
Mas como realizar o cadastro no INSS Digital? É muito simples. Basta dirigir-se a secretaria da OAB/AC, em horário comercial, e preencher requerimento fornecido. Não é necessário apresentar nenhum documento além da credencial OAB. Após o cadastro, o advogado receberá acesso ao sistema eletrônico. O advogado também receberá um passo a passo de como utilizar o Sistema Eletrônico.
Atualmente o INSS Digital abrange apenas a capital Rio Branco. Mas já está em andamento futura implantação no Juruá. Entretanto, advogados de outros municípios acreanos podem realizar o cadastro no INSS Digital, desde que tenham inscrição na OAB/AC.
O lançamento do Sistema Eletrônico INSS Digital contou com a presença da vice-presidente da OAB/AC, Marina Belandi; o secretário-geral da OAB/AC, Thiago Poersch; a tesoureira da OAB/AC, Claudia Sabino; o advogado e vereador Roberto Duarte (PMDB); a chefe da sessão de atendimento do INSS no Acre, Valdenira Firnino da Silva; e advogados.